Aceite novos desafios

Vou compartilhar com vocês uma de várias experiências gratificantes que tive durante a minha carreira profissional.

Tela de login
Enquanto trabalhava como Operador de Computador me foi dado um desafio um tanto quanto inusitado, criar um sistema que faça o levantamento do uso do sistema X automaticamente (vou chamar X, pois não sei se posso dizer o nome) este sistema na época estava distribuído em 72 servidores.
Após conversar com meu chefe o obter autorização para participar desse projeto iniciei o levantamento de requisitos para dar inicio aos trabalhos(No final do texto eu vou deixar os links com a documentação).
Resumindo, eu teria que desenvolver um sistema web em ASP e um Windows Service em C# que deveria centralizar as informações de uso do sistema X em uma única tela, o sistema deveria ter controle de acesso por senha e como regra de negócio o número máximo de sistemas X em cada servidor deveria ser 21.
Esse projeto ao todo durou 2 semanas e foi executado em paralelo ao meu serviço.
Com relação ao ambiente tive total autonomia para fazer as configurações necessárias no servidor onde a minha aplicação seria hospedada(IIS, Serviços).


Após cumprir o desafio veio a melhor parte, o feedback, que vou compartilhar com vocês:

"...Gostaria de compartilhar com todos o Cockpit (foi o nome que deram, não sou muito criativo para nomear meus programas), o objetivo desse painel é dar visibilidade e maior controle da infraestrutura desse ambiente. Após a migração dessa infra e realização de um levantamento de dados foi possível chegar ao número de clientes inativos que temos hoje, sendo que nunca tinha sido realizada nenhuma ação de limpeza, esse legado nos afeta em um custo aproximado de R$15k mensal, com o Cockpit teremos uma visibilidade de espaços livres na infra atual, assim não será necessária a criação de servidores novos até que esses espaços sejam preenchidos...".

Fiquei muito feliz e orgulhoso do meu trabalho ser reconhecido pelos meus colegas e claro satisfeito por ter ajudado a empresa a solucionar um problema. Alguns dias após eu entregar o projeto fui desafiado a melhorar o Cockpit, agora ele deveria também automatizar o processo de deploy da aplicação X, que era até o momento feita de maneira manual.
Eu pensei, por quê não? Já tenho metade de trabalho feito e conheço o processo. Desafio aceito!
Passados 5 dias de alterações nos códigos, criei um novo Windows Service que seria responsável pela atualização do sistema X. Também tive que fazer a integração entre o sistema web e o novo serviço e claro que depois de tanto empenho o feedback veio novamente:

"...Outro ganho do Cockpit é a automatização do processo de deploy, antes o usuário abria o chamado anexando o arquivo de deploy e não tínhamos nenhum controle de janela e de versão para aplicar rollback, e tínhamos um grande dispêndio de tempo dos analistas que devido a necessidade de abrir manualmente os 72 servidores demoravam em torno de 2 dias para aplicar o deploy em todo o ambiente, hoje esse mesmo processo passa a ser documentado, aonde o requisitante irá postar o arquivo em um FTP próprio e com uso do Cockpit conseguimos reduzir o tempo para 2 minutos, agora ao invés de 2 dias fazemos o deploy automatizado em 2 minutos dentro da janela acordada com o time de produtos.
O Cockpit também é um aplicativo resposivo, assim nos permite mobilidade e acesso através de appliance mobile possibilitando a execução remota do deploy em caso de urgência e fora do horário comercial.
Finalizando gostaria de parabenizar e reconhecer de forma especial o analista Fabio Ferreira que foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo em apenas 2 semanas, que sem dúvida nos dará imenso ganho de produtividade..."

Como eu disse foi uma experiência incrível. Cresci como profissional, ouvi as dificuldades dos meus colegas, tive oportunidade de melhorar um processo e fui reconhecido.

As vezes o que nos falta é apenas coragem de aceitar novos desafios.

Vou deixar aqui a documentação mais completa do sistema, tem alguns diagramas utilizados pelo UML e um pouco sobre o levantamento de requisitos:

Aqui estão algumas imagens do sistema:
Tela de atualização

Quantidade de licenças consolidadas



Detalhe da quantidade de licenças

Plus: Como sou curioso também fiz um plugin para o Nagios em C# que retorna o total de aplicações X em cada servidor, mas isso vou explicar em outro post.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Nagios?

Instalando NagiosQL com mysqli

Instalando o Nagios em 30 passos